“ADVOGADO, ADVOGADO E ADVOGADO”
Oswaldo de Lia Pires
O Instituto Lia Pires nasceu em meados de 2009 congregando advogados criminalistas para o desenvolvimento de debates jurídicos e para o fomento do estudo do direito penal, especialmente na organização de seminários e palestras, mas não só. A iniciativa deu seguimento ao que já se havia criado em torno da Jornada Lia Pires, ciclo de palestras de mesmo matiz que ocorria anualmente desde o ano de 2002.
A jornada Lia Pires teve início no ano de 2001 por iniciativa do Centro Acadêmico Maurício Cardoso (Direito PUCRS). Decorreu basicamente de uma enquete realizada entre os alunos da época onde foram convidados a escolher o nome de um advogado para homenagear naquele ano.
O nome do Dr. Oswaldo obteve mais de 80% dos votos em uma pesquisa sem nomes sugeridos. O Centro Acadêmico resolveu, assim, realizar não somente uma palestra, como inicialmente planejado, mas uma Jornada com três dias de duração. E assim surgiu a Jornada Lia Pires que, em Porto Alegre, já contou nove edições, sendo que a primeira teve mais de 1.500 inscritos, além de outras cinco realizadas em Santa Cruz do Sul/RS.

O Instituto promoveu diversas atividades práticas também no intuito da melhora da justiça criminal, organizando a realização de júris dativos, que consistiam na assistência jurídica gratuita a réus em condições econômicas que não permitiam a contratação de advogados particulares. Dessa forma, vários profissionais capacitados, grande parte em início de carreira e ávidos para o exercício profissional, ganhavam a oportunidade ímpar de atuar ao mesmo tempo em que era prestado valoroso serviço de utilidade pública e social, na linha do que sempre fora idealizado pelo Dr. Lia Pires.
Cumpre salientar que o Instituto foi um projeto espontâneo, entre colegas advogados, iniciativa extraoficial que foi abraçada por criminalistas de diferentes setores, reunidos em torno do nome e da referência que foi o lendário Dr. Oswaldo de Lia Pires, inspiração para todos os profissionais que fazem parte do Instituto.
Assim, considerando que Março de 2018 marca o centenário do nascimento do Dr. Lia Pires, planeja-se reiniciar os encontros, os debates, as reuniões, as atividades jurídicas em geral e, especialmente, as famosas Jornadas, tudo em respeito e em memória daquele que singelamente sempre se definiu como “advogado, advogado e advogado”.